terça-feira, 30 de junho de 2015

O Cinema Nos Comitês

         Hotel Ruanda


Em 1994 Ruanda foi palco de um dos maiores genocídios já ocorridos em toda a história. Com o resto do mundo de olhos fechados para a guerra interna, os ruandeses se encontravam sozinhos. Nesse contexto, Paul Rusesabagina (Don Cheadle) era gerente de um sofisticado hotel na capital de Ruanda quando o conflito começou. Munido apenas de sua coragem, ele abrigou no hotel mais de 1200 adultos e crianças. Dirigido por Terry George e com 3 indicações ao Oscar, é uma obra indispensável para quem busca maior compreensão sobre o tema.





       Voo United 93



11 de setembro de 2001. O voo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas que têm por objetivo atacar algum símbolo norte-americano. O avião permanece no ar ao longo de toda a trama, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos. O longa, dirigido por Paul Greengrass tem um tom documental e mantém a linha de suspense durante toda a história.


                                Scarface


Um renomado traficante de drogas, após ser exilado de Cuba para Miami (EUA), torna-se aliado de um poderoso chefão do tráfico de drogas e passa a realizar pequenas tarefas. A partir de suas próprias ambições, toma atitudes que acabam levando-o ao topo do império da cocaína. Sua vida, porém, começa a tornar-se uma grande antítese: ganhando cada vez mais poder e dinheiro, começa a ter problemas pessoais, como o vício em cocaína e o imposto de renda. Interferências que acabam afetando indiretamente o personagem e aos poucos o levam a ruína. Essa é a história narrada no filme “Scarface” de 1983, dirigido por Brian de Palma, contando com a espetacular atuação de Al Pacino como protagonista. Um clássico, apesar de muito violento, tem a intenção de retratar o mundo do narcotráfico, explorando a realidade enfática.




Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento




Erin Brockovich, nome da personagem que também nomeia o longa, “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”; é uma mãe solteira e desempregada que acaba por ser contratada pelo seu advogado como assistente. Seu primeiro caso é o de uma companhia elétrica californiana acusada de poluir o sistema de fornecimento de água da cidade, que acaba contaminando e envenenando os moradores. Com uma estrondosa atuação de Julia Roberts no papel principal, o clássico do cinema americano teve seu lançamento em 2000. Baseado em fatos reais, trata-se de um filme biográfico de Steven Soderbergh, que valeu a protagonista o Oscar de melhor atriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário