terça-feira, 30 de junho de 2015

Um passo para a construção da Diplomacia

Começou hoje, dia 29 de junho de 2015, a quarta edição da SINU (Simulação Interna das Nações Unidas) no Colégio Padre Eustáquio. O objetivo desse trabalho é reproduzir situações de debate entre os alunos, assim como ocorre na ONU (Organização das Nações Unidas), incentivando a busca de conhecimentos a respeito da política interna e externa dos países, e a resolução de conflitos.
O evento de abertura da SINU foi apresentado e introduzido por Cássio Lima, professor de Geografia do Colégio Padre Eustáquio e coordenador da atividade. Ele, inicialmente, elogiou a participação e o empenho dos alunos durante a preparação do trabalho, mostrando satisfação e muita expectativa para com a SINU 2015. Após suas considerações iniciais, o coordenador da SINU CPE passou a palavra à diretora Amália Mendes.
Ela salientou a importância da SINU tanto na vida profissional quanto pessoal dos alunos. Ao buscar o entendimento da política e da cultura dos países, os alunos, segundo a diretora, agregam muito conhecimento geral e vivenciam situações organizadas de exposição oral.
  Em seguida, Cássio Lima, ao retomar a palavra, comentou sobre a participação de diversos setores da escola que colaboram com a realização do evento. Dentre eles, destacou a atuação dos alunos do Grêmio Estudantil do Colégio Padre Eustáquio, responsáveis pela organização e divisão dos comitês; e ressaltou a experiência e o trabalho dos ex-alunos na gestão, no aprimoramento e na coordenação dos comitês. Estes comentaram sobre a sua participação e atuação em anos anteriores, incentivando os delegados. A diretora de Intervenção, Mariana Ferreira, considerou que os estudantes, com a execução desse trabalho, desenvolverão o senso crítico, a argumentação e a oralidade.

Seguidamente, o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Gustavo Magalhães, ratificou a fala da diretora Amália, ‘‘ Entendemos que a SINU é um momento singular na vida de vocês, pois terão a oportunidade de expressar aquilo que conhecem e melhorar o mundo. ’’ Logo após, foi exibido o vídeo de abertura da SINU 2015, produzido pelo ex-aluno Gabriel Fávero, abordando brevemente a situação de cada comitê (Fundamentalismo e Terrorismo no Estado Islâmico, Narcotráfico, Genocídio em Ruanda e Água e Energia) e a importância da diplomacia na construção de um mundo melhor.
O professor e coordenador do curso de Relações Internacionais da IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), em seguida, palestrou a respeito do tema ‘‘A crise financeira global’’, evidenciando a dependência econômica entre os países e as causas e consequências das crises econômicas.

A finalização do evento foi realizada pela Secretária-Geral, Laila Bacelete, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, a primeira mulher a ocupar esse cargo. Após sua fala, deu-se início a quarta edição da SINU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário